Durante Webinário FAMES, especialistas apresentam novo protocolo para combate à COVID-19

Durante sua palestra, a secretária Mércia Feitosa explicou o que levou à criação desse documento e a sua importância devido ao cenário atual. “Qual é a principal competência? É aquela da atenção básica, atenção primária. A pandemia nos trouxe um grande desafio, atender a nossa população de uma forma diferenciada”, explicou.
Ainda segundo ela, temos atualmente uma agilidade no sistema de testagem. “Hoje nós temos o resultado da testagem com até 48h. Neste momento no Lacen (Laboratório Central), nós estamos sem fila de testes e o próprio município acessa o sistema e vê o resultado daquele exame que ele fez a própria coleta”.
Rilton Morais apresentou durante sua fala, o protocolo de assistência para infectados pela COVID-19, pontuando detalhadamente o cenário, base lógica, fluxograma, tratamento de casos leves e monitoramento. “Este fluxograma é apenas um direcionamento para ajudar as pessoas que estão em linha de frente, os municípios a se organizarem, a saber o que precisam, como ação principal para ajudar os seus cidadãos, impedir que eles agravem e precisem de transferência”, declara.
Aprovando a realização do evento e dos materiais apresentados, Sérgio Todt aproveitou da sua fala para parabenizar a Fames. “Externo aqui o bem que a Federação está fazendo saindo a frente não do estado, mas do Brasil, é uma coisa fantástica”, finaliza.
O Webinário foi transmitido nas redes sociais da Fames e contou com a presença de prefeitos, secretários de saúde, além de diversos gestores dos municípios sergipanos, que na ocasião puderam tirar suas dúvidas.
Apoio: Andressa Pierre
Ascom/Fames
Comentários