ELEIÇÕES 2020 - VOCÊ VOTA POR PAIXÃO OU COMPETÊNCIA?
Os candidatos eleitos serão responsaveis pela administração e fiscalização da sua cidade por um periodo de quatro anos, por isso temos que escolher bem nossos representantes. Não podemos fazer escolhas erradas e, para isso, precisamos pensar muito sobre tudo que diz respeito a essas eleições.
A participação consciente nessa eleição é o primeiro passo para a construção de um país democrático que garanta o direito de todos ao desenvolvimento e à justiça social.
A eleição é muito importante, pois define quem administrará o municipio, fará as leis e representará os cidadãos nos próximos quatro anos. Uma boa escolha pode resultar em uma administração honesta e competente, boas leis e desenvolvimento. Uma má escolha pode levar à decadência do municipio, à corrupção, a leis e serviços ruins. "Mas, todo cuidado é pouco, na hora de votar lembre-se que as consequências do seu voto vão ser sentidas por toda a população durante quatro anos, sejam elas boas ou ruins.
Muita gente não acredita nos politicos, principalmente quem ja governou sua cidade, e as vezes vota quase por obrigação. Mas é preciso estar atento, porque sem a fiscalição e a participação do povo o caminho fica livre para os maus políticos. O desinteresse da população é o que mais facilita a corrupção. É preciso votar com consciência, sabendo exatamente quem você está ajudando a eleger para depois cobrar dos eleitos as promessas de campanha. Participe e ajude os bons representantes a trabalhar pela cidade.
Para escolher um bom candidato, avalie o caráter dele(a), seu passado, a qualidade de suas propostas, sua competência e seu compromisso com a comunidade. Veja se realmente ele(a) mora na cidade ou só aparece de quatro em quatro anos. Prefeitos e vereadores devem ser bons administradores e bons representantes, devem ouvir o povo e saber que decisões tomar para melhorar a vida de todos. Avalie se o candidato tem compromisso com o povo ou apenas com ele(a) mesmo. Veja se as propostas são viáveis e úteis para a população e se ele(a) é realmente um candidato(a) sério e honesto(a). Se houver alguma suspeita, denúncia e se o condidato(a) responde a processos, procure se informar e ouça o que ele(a) tem a dizer em sua defesa antes de decidir o seu voto. "Cuidado com alguns candidatos que passam uma falsa imagem apenas para conseguir o seu voto."
Você sabe identificar um mau candidato(a)?
Analise a história de vida de cada um deles: o que ele(a) já fez, que idéias defendeu, se está metido em encrencas ou se tem apenas uma boa conversa. Desconfie do candidato(a) que não apresente projetos viáveis e úteis para a comunidade e o municipio. Cuidado também com o candidato(a) que promete maravilhas, pressiona os eleitores e critica os adversários, sem dizer como vai trabalhar para realizar suas promessas.
LEMBRE-SE QUE HONESTIDADE NÃO É PROPOSTA DE GOVERNO. É O MINÍMO QUE SE ESPERA E QUE DEVEMOS COBRAR DE QUALQUER UM, SEJA POLÍTICO OU NÃO.
Você sabe como ajudar seu município e eleger bons candidatos?
Informe-se primeiro, pense bem antes de votar e vote com consciência. Além disso, você pode conversar com parentes e amigos para trocar opiniões sobre propostas, partidos e candidatos. Assim, você participa mais ativamente da democracia e obtém mais informações. O cidadão consciente e bem-informado é um eleitor mais seguro e pode influenciar positivamente as pessoas à sua volta.
UM ELEITOR CONSCIENTE E ATUANTE QUE SABE O VALOR DO SEU VOTO VALE POR MUITOS ELEITORES DESINFORMADOS, ENGANADOS OU QUE VENDEM SEU PRÓPRIO VOTO.
MESMO QUE ALGUM CANDIDATO DESONESTO TENTE PRESSIONAR OU INTIMIDAR VOCÊ, VOTE TRANQUILO E COM A SUA CONSCIÊNCIA PORQUE NINGUÉM SABERÁ EM QUEM VOCÊ VOTOU.
Leia e compartilhe
REDAÇÃO: IBLOG DO VIEIRA
POR: SÉRGIO VIEIRA
Comentários