Hospital e Maternidade Santa Isabel apresenta Sistema de Gestão de Compliance a colaboradores
O Hospital e Maternidade Santa Isabel realizou uma reunião com colaboradores para apresentá-los o sistema de gestão de Compliance, que está sendo implementado na instituição. A reunião contou com a presença de diretores, coordenadores e gerentes de cada setor.
A apresentação ficou a cargo da advogada consultora, Stella Maris Machado, que explicou o conceito de Compliance e a importância da sua implementação tanto para a instituição quanto para seus colaboradores, fornecedores, pacientes e acompanhantes.
"Compliance é um conjunto de práticas administrativas que devem ser adotadas, visando o cumprimento de requisitos legais, mandamentos éticos e morais e políticas internas. É um conjunto de atitudes praticadas de modo reiterado, mudando a cultura organizacional, que deve ser fundada na integridade e na transparência", explica.
Em 2013, o conceito de Compliance foi apresentado ao Brasil por meio da Lei Federal de N° 12.846, mais conhecida como Lei Anticorrupção. Mesmo ano em que o país passava por uma nuvem de escândalos por corrupção, envolvendo grandes empreiteiras e a Petrobras. O decreto que regulamentou essa lei definiu o que era o programa de integridade e os requisitos que precisam ser atendidos para sua existência e aplicação.
Em busca da excelência, o sistema de gestão de Compliance orientará na organização dos processos de gestão da Associação Aracajuana de Beneficência, responsável pela administração do Hospital e Maternidade Santa Isabel, para avançar na qualidade dos serviços prestados em benefício dos pacientes e seus acompanhantes, a fim de garantir qualidade, segurança e eficiência. A maior transformação será interna com a ampliação de acesso dos serviços prestados, a reestruturação dos processos administrativos.
Segundo a advogada, a Associação está em fase de implementação deste novo sistema, porém, ela destaca que já foi iniciado o diagnóstico do nível de maturidade em Compliance, planejamento estratégico; planejamento orçamentário; manual de compras, contratações e alienações.
Colaboração: ASCOM HMSI
Comentários